Top 5 Cidades Fantasmas

As cidades fantasmas tem sido fonte de inspiração para cineastas e escritores ao longo das décadas. Existem poucas coisas tão surreais quanto assistir uma cidade abandonada ser investigada pelo personagem principal de um filme ou jogo, como acontece em Silent Hill. O mundo está repleto de locais habitados apenas por animais e plantas, locais que as pessoas deixaram para trás, para talvez nunca mais voltarem, são esses locais que estão no Top 5 Cidades Fantasmas:

Epecuén, Argentina
Epecuén era uma pequena cidade distante 500 km de Buenos Aires, famosa pelas águas terapêuticas do lago que deu nome ao lugar. Durante 60 anos ela prosperou, até que em 10 de novembro de 1985 Epecuén foi parcialmente submersa durante uma inundação que afetou todo o sistema de lagos. Os habitantes se mudaram para as cidades vizinhas, recomeçaram suas vidas, mas deixaram para trás uma paisagem que parece ter saído de um filme apocalíptico sobre um dilúvio global.

Epecuén, cidade submersa na Argentina

Ilha Hashima, Japão
Esta pequena ilha ao lado da costa de Nagasaki já foi um importante centro de mineração de carvão e que durou quase um século inteiro, motivo pelo qual Mitsubishi comprou Hashima das famílias locais, em 1890. Na década de 70 o mundo começou a preferir o petróleo ao invés do carvão, assim em abril de 1974 a empresa anunciou o fechamento da mina e a remoção de todos os trabalhadores que ali moravam. A ilha foi fechada e assim permanece até hoje, com seus edifícios se deteriorando pouco a pouco com o passar dos anos.

Ilha Hashima, Japão

Prypiat, Ucrânia
No dia 26 de abril de 1986 uma explosão no reator 4 da usina nuclear de Chernobyl se transformou no pior acidente nuclear da história, causando a morte de milhares de pessoas. O governo ordenou a total evacuação da área e Prypiat, que ficava no centro da zona de exclusão, teve seus 44 mil habitantes removidos no prazo de 60 horas após o acidente. Prypiat parece estar congelada no tempo e deverá permanecer assim por muito tempo, devido à radiação que pode durar centenas de anos.

Prypiat, Ucrânia

San Zhi, Taiwan
Desenhada para ser um resort turístico para as pessoas mais ricas de Taiwan, San Zhi foi abandonada nos anos 80, antes mesmo de ser terminada. Várias histórias e rumores dizem que o governo decidiu fechar o local quando muitos trabalhadores ocidentais começaram a morrer no interior das casas-cúpulas coloridas, em acidentes que acabaram com a fama do lugar e que até hoje permanecem envoltos em mistério.

San  Zhi, Taiwant

Centralia, Estados Unidos
Em 1962 um acidente em uma das várias minas de carvão existentes na região iniciou um incêndio nos subterrâneos da cidade localizada na Pensilvânia. Gases tóxicos e cinzas se espalharam pela região, crateras se abriram no meio de casas e ruas, o calor queimou residências e automóveis, até que por fim os desmoronamentos, cada vez mais freqüentes, culminaram com o abandono da cidade. 40 milhões em recursos foram disponibilizados para o combate ao incêndio e restauração da cidade, mas nada surtiu efeito e em 1992 o governo da Pensilvânia condenou todas as casas e prédios da cidade e cancelou todas as tentativas de apagar o incêndio devido aos altos custos. Hoje, mais de quarenta anos depois o fogo continua aceso e especialistas calcularam que continuará assim por várias centenas de anos, destruindo o que ainda resta da cidade que inspirou Silent Hill.

Centralia, Pensilvânia

Muitas outras cidades fantasmas existem ao redor do mundo, somente a Califórnia possui mais de 5 mil delas, sendo Bodie a mais famosa e bem conservada de todas. Outras tantas existem no Texas e no Novo México, além dos vários locais abandonados na Ásia, das cidades engolidas pelo deserto na África e Austrália, das cidades submersas em Itaipu e os belos lugares na Europa, destruídos na Segunda Guerra e que hoje estão vazios. Catástrofes, doenças e até a falta de dinheiro continuarão a criar novas cidades fantasmas, é só esperar e ver qual será a próxima.

E então, qual delas você gostaria de visitar? Deixe um comentário com sua resposta.

Fernando Williams

Fontes:

HowStuffWorks
My Several Worlds
WebUrbanist

Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »