O Relógio do Fim do Mundo


O Doomsday Clock (Relógio do Fim do Mundo) é um relógio simbólico criado em 1947 para demonstrar quantas vezes o mundo já esteve perto de um colapso (Representado pela Meia-Noite de um relógio comum).

Ele fica localizado na Universidade de Chicago (EUA), mantido pelos diretores do Boletim dos Cientistas Atômicos, e dependendo da catástrofe que ocorre na terra, eles alteram os minutos do relógio, aproximando ou afastando seu ponteiro da hora do Juízo Final. Os cientistas focam principalmente em fatos nucleares, ambientais e tecnológicos, e cada fato que ocorre com qualquer um destes três tipos altera os ponteiros.

O pior momento de todos foi em 1953, quando os Estados Unidos e a União Soviética, num espaço de nove meses, testaram arsenais nucleares, o relógio marcou 11:58, apenas dois minutos para a meia-noite, ou o fim do mundo.

Já a "hora" de maior calmaria foi em 1991, quando a Guerra Fria chega no seu final com o tratado entre os EUA e a ex-URSS, para a redução de armas nucleares. O relógio foi a 11:43, dezessete minutos para o fim.

Ao todo, o relógio foi alterado num total de 18 (Dezoito vezes), sendo a mais recente delas em 2007, por causa do aquecimento global e os testes nucleares da Coréia do Norte. A maioria das mudanças ocorreu por causa de testes nucleares e eventos como a queda do Muro de Berlim, em 1989.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »